Manter o carro sempre limpo não é uma tarefa simples, sobretudo nos meses do ano com mais chuvas. Mas vale a pena ter em conta várias dicas sobre produtos de limpeza e a frequência com que a lavagem pode ser feita.
Dicas profissionais de limpeza de carros
Um profissional em lavagem de carros utiliza os produtos corretos para efetuar uma lavagem de qualidade no veículo. Produtos como sabão em pó, querosene podem agredir o verniz e com o tempo a pintura vai ficar desbotada, por isso procure produtos de qualidade específicos para carros, caso resolva fazer isso em casa.
Confira a seguir.
Lavagem Externa
Em primeiro lugar, qual a periodicidade para a lavagem externa?
Entre 10 e 15 dias é uma boa frequência. Use água e xampu ou sabão neutro e evite os detergentes, sabão em pó, derivados do petróleo ou outros produtos químicos que às vezes são empregados nos lava-jatos. Querosene só pode ser usado bem diluído e exclusivamente para remover manchas de óleo ou asfalto.
Lave o carro à sombra, evitando que a carroceria esteja muito aquecida. Comece de cima para baixo, do teto às caixas de rodas, e evite deixar o sabão secar, o que pode provocar manchas na pintura. O melhor é lavar uma parte e enxaguá-la logo em seguida para isso não ocorrer.
Materiais
Panos de algodão prensado (microfibras) são os melhores para a limpeza externa. E use um pano ou esponja diferente para limpar rodas, pneus e a soleira das portas, fazendo isso no final. Essas são áreas que acumulam muita sujeira, e por isso, nunca limpe essas partes e depois a lataria, pois a sujeira no pano poderá riscar a pintura. Finalmente, seque bem o carro para reduzir o risco de ferrugem.
Enceramento
Para proteger a pintura das dilatações provocadas pela variação de temperatura, aplique cera protetora logo após a lavagem, com o carro seco e à sombra. A cera também vai facilitar a remoção de sujeira e conservar o brilho. Uma curiosidade: a pintura metálica e a perolizada vêm com uma proteção de fábrica mais refinada. Por isso, carros com pintura sólida requerem enceramento mais frequente.
Vale lembrar que enceramento não é o mesmo que polimento. Este último é feito para remover a pintura já queimada ou manchada e é feito de forma manual ou com máquina, usando uma cera abrasiva. O polimento não precisa ser feito com frequência caso o enceramento seja aplicado com regularidade. Também não convêm fazer o polimento em demasia, pois ele pode remover a camada de pintura mais externa, expondo as camadas interiores.
Peças Plásticas
Para lavar peças em plástico, internas ou externas, são indicados os protetores não-oleosos. Os que são feitos com base em silicone dão brilho e boa aparência, mas podem reter partículas de poeira. E para limpar os vidros aplique álcool ou um produto específico, usando um papel toalha ou pano que não solte fiapos para limpá-los.
Lavagem do Motor
A lavagem do motor não é recomendada pelos fabricantes, devendo ser feita apenas em casos extremos de excesso de sujeira de praias ou de trechos de terra e lama. Nesses casos, é preciso proteger os contatos elétricos envolvendo-os em plásticos. O mesmo deve ser feito para proteger a entrada do filtro de ar e o reservatório do fluido de freio, para se evitar a absorção de umidade. O motor deve estar frio e nunca deve ser aplicado querosene, que é um líquido agressivo às mangueiras e às correias do motor. Óleos de qualquer outro tipo também devem ser evitados.
A limpeza por baixo, no assoalho, também só pode receber água e sabão neutro. Alguns lava-jatos costumam pulverizar óleo de mamona, mas ele retém muita poeira. Outros chegam a aplicar óleo queimado, que é altamente danoso às borrachas e ao próprio revestimento, atacando a camada protetora. Evite-os.
Limpeza dos Pneus
Nos pneus, convém aplicar produtos com glicerina ou graxa para sapatos. Evite os derivados do petróleo, que podem ressecar a borracha. Cromados devem ser limpos com polidores de metal e uma flanela, e nunca com esponjas de aço. Peças em vinil no interior podem ser limpas apenas com água e sabão de coco.
Por fim, você pode aplicar grafite em pó nas fechaduras para limpá-las. Os óleos lubrificantes têm a desvantagem de reter a poeira, podendo prejudicar o movimento das peças no interior da fechadura.
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