Skip to content

Para que serve a estética automotiva?

Apesar do nome “estética automotiva” ter uma conotação de algo apenas estético ou aparente, ela é muito mais abrangente. A estética automotiva é um tratamento completo da pintura do seu carro, que deixa renovada e melhor protegida contra a corrosão. E de quebra, deixando mais bonita a pintura com a recuperação e correção de todos os defeitos.

O objetivo da estética automotiva é tratar toda a pintura do carro, em todas as suas camadas, especialmente o verniz e a tinta. Como se sabe, a pintura de um carro é composta de diversas camadas. Você sabe quais são elas?

Na lataria do veículo existem 3 camadas de pintura no veículo:

  • Pintura de Eletro Deposição
  • Tinta Base
  • Verniz

A camada mais inferior é chamada de Pintura Eletro Deposição. Ela é uma pintura de base para proteger as chapas da carroceria contra a corrosão. Sobre esta camada é aplicado o Primer, uma tinta especial para preparação e regularização da superfície. Popularmente é conhecida como o “fundo” da pintura.

Sobre o Primer é aplicada a pintura propriamente dita, a Tinta Base. É ela que dá a cor ao automóvel.

Sobre a tinta base, por fim, é aplicado um Verniz, a última camada da pintura, que serve para proteger a pintura e dar brilho.

 

O verniz é o que mais sofre

O verniz é frequentemente atacado e pode ser danificado facilmente no dia a dia. Em geral, os pequenos riscos que surgem na pintura, se não são profundos, são, na realidade, riscos na camada de verniz.

Estetica automotiva é um tratamento restaurador da pintura do carro
Estética automotiva é diferente de polimento. Ela realmente restaura o visual original da pintura do seu veículo.

Outros danos comuns ao verniz são pequenos riscos provocados por pedriscos lançados contra a pintura, marcas de tinta que respingam sobre ele, pedaços de piche do asfalto, danos causados por insetos que se chocam contra a lataria e até mesmo o ataque químico de fezes de aves e da seiva de plantas, entre outros.

O grande problema da remoção do verniz não é a perda do brilho, deixando a aparência fosca; o maior problema é a remoção da proteção que ele exerce sobre a pintura.

Ela passa a ficar exposta à ação das intempéries, surgindo um ponto vulnerável à corrosão e a danos à camada que dá cor ao veículo. Em resumo, a perda do verniz é ruim do ponto de vista da durabilidade e da estética.

Veja também: Tudo sobre as camadas de pintura de um carro!

A estética automotiva recupera essa proteção utilizando técnicas e produtos avançados e assegura uma aparência de novo, mantendo a lataria bem protegida por muito mais tempo.

A Dr. Brilho oferece esse serviço e tem parcerias com a 3M e a Akzo Nobel (uma das maiores fabricantes de tintas automotivas no mundo) para assegurar um serviço da mais alta qualidade. Venha nos conhecer!

1 Comment

  1. Gostei bastante deste conteúdo, parabéns.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *