Pensando do ponto de vista de custos e tempo gasto para manter um carro em condições de rodar com tranquilidade, tanto os custos quanto o tempo gasto são bem altos.
Todo ano, são pelo menos três taxas: IPVA, DPVAT e licenciamento, dependendo do quanto for rodar com o carro, há revisões a serem feitas. Se isso tudo já não bastasse, é necessário se precaver contra roubos e acidentes contratando um seguro. Não é pouco dinheiro nem pouco tempo gasto.
Com tantas obrigações, uma opção está ficando cada vez mais popular: alugar um carro. Esse serviço é ofertado por empresas de locação, montadoras, seguradoras, entre outras. Os preços variam bastante, mas muitas vezes compensam.
Para poder enxergar as eventuais vantagens ou desvantagens de uma locação ao invés da compra de um determinado carro, deve-se fazer as contas. No caso de se optar por comprar um carro devemos ponderar o valor do carro, os eventuais custos financeiros (financiamento), custo de seguro, taxas e impostos, manutenção depreciação do veículo e o custo do tempo para cuidar de tudo isso. No caso de se optar por alugar um carro em geral todos estes custos já estão inclusos no contrato de locação, que geralmente é pago mensalmente.
O que podemos concluir é que não existe uma receita certa, tudo vai depender do perfil de cada usuário, como é sua rotina, compraria o carro a vista ou teria que realizar financiamentos, tem um bom perfil com as seguradoras? etc. Somente avaliando caso a caso cuidadosamente é que podemos chegar a uma conclusão se compensa alugar ou comprar um carro.
No comment yet, add your voice below!