Skip to content

O que é polimento, enceramento, cristalização e espelhamento?

Na hora de cuidar da aparência e da pintura do seu carro, muita gente confunde o que é polimento, enceramento, cristalização ou espelhamento e pode acabar contratando um serviço equivocado. Vamos explicar a seguir mais detalhes a respeito de cada um deles.

Entenda as diferenças entre Polimento, Enceramento, Vitrificação, Cristalização e Espelhamento de Pintura

 

Polimento

O polimento é um tratamento profundo na pintura, que muitas vezes é mencionado de forma equivocada. Muita gente apenas encera o carro e diz que fez um polimento. Não é a mesma coisa.

O polimento consiste em aplicar uma massa abrasiva de polir sobre a pintura do carro. Ele é indicado para casos em que a pintura está manchada ou tem queimaduras de sol, ou riscos superficiais, partes retocadas que perderam brilho, manchas provocadas pela queda de seiva de plantas ou dejetos de pássaros etc.

No polimento são aplicadas massas abrasivas e é comum que a camada de verniz da pintura seja parcialmente removida para que as manchas e os riscos desapareçam. Por isso é importante que seja usada uma lixa d´água bem fina na politriz (instrumento usado no polimento), para não afetar demasiadamente o verniz.

O polimento requer um profissional capacitado para executá-lo. Erros de execução podem levar a uma remoção profunda do verniz e da pintura. Por esses motivos, o polimento é um tratamento que não deve ser feito com frequência. É algo para ser feito muito excepcionalmente (duas ou três vezes ao longo da vida útil do veículo, no máximo), e quando a pintura apresentar sinais profundos de desgaste.

Enceramento

O enceramento consiste em aplicar uma camada de cera de carnaúba sobre a pintura, protegendo o verniz, que é a camada mais externa da pintura do carro. Quando o verniz fica exposto, a tendência é que ele resseque e perca seu brilho. A cera ajuda a prolongar a vida útil do verniz.

Sua grande vantagem é criar uma “película” de cera sobre o verniz, dificultando que a sujeira fique retida, pois ela fica menos rugosa. As partículas de poeira deslizam e são repelidas mais facilmente, e você pode aumentar o intervalo entre as lavagens. Além disso, por proteger o verniz, o enceramento permite que a pintura permaneça com mais brilho por mais tempo.

A finalidade do enceramento, portanto, não é remover manchas ou riscos. É uma proteção ao verniz e uma forma de manter o carro brilhando e limpo por mais tempo.

Para esse serviço, é preciso que o carro tenha sido lavado e esteja seco. O enceramento deve ser feito à sombra, pois a incidência do sol acelera a secagem da cera, e você pode acabar gastando muito do produto. É melhor que ela seque mais lentamente.

Se o seu carro fica muito exposto ao sol, é uma boa ideia encerá-lo a cada 30 ou 45 dias. Se ele fica mais à sombra e não roda tanto, isso pode ser feito a cada dois meses.

Espelhamento de Pintura /  Vitrificação e Cristalização de Pintura

O espelhamento da pintura – ou a cristalização de pintura – é um tipo de proteção semelhante ao enceramento, porém mais profundo e duradouro. No espelhamento é aplicada uma resina (a Dr. Brilho trabalha com um produto da 3M), que protege a camada de verniz da pintura. O resultado é mais brilho, assim como um espelho.

Em comparação com o enceramento, o espelhamento de pintura é um serviço mais avançado. Antes de aplicar a resina é preciso lixar e regularizar a superfície da pintura. Isso permite remover riscos e manchas. Em seguida é feito um polimento com uma boina de lã, são aplicados líquidos da 3M para remoção de marcas, e finalmente são aplicadas as camadas de resina 3M para proteção da pintura.

O espelhamento contribui para recuperar o brilho original e unificar os tons da pintura, removendo manchas e contrastes. Além disso, o espelhamento permite eliminar pequenos riscos e arranhões. Com ele, a pintura do seu carro fica protegida por um período mais prolongado, de até seis meses (ou cerca de 30 lavagens).

O espelhamento ou cristalização, não deve ser feito em carros novos. O serviço deve ser executado apenas em carros com algum tempo de rodagem, que já tiveram a sua pintura original exposta à ação do sol e da sujeira. NUNCA em carros zero quilômetro.

Vale acrescentar que há ainda no mercado um serviço conhecido como vitrificação de pintura. No fundo, é o mesmo que o espelhamento ou cristalização, porém com o uso de um produto diferente: uma resina de sílica vítrea (chamada de “vidro líquido”), que também serve para criar uma película de proteção ao verniz.

 

CONHEÇA NOSSO SERVIÇO
DE ESPELHAMENTO DE PINTURA

 

1 Comment

  1. Gostei bastante destas dicas, era justamente o que eu estava buscando.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *